Quando Procurar Ajuda?

De forma bem objetiva, podemos dizer que todo casal com vida sexualmente ativa, sem utilização de nenhum método contraceptivo, e que não consiga obter a gravidez num período de 1 ano, deverá ser investigado. AFINAL Infertilidade conjugal é definida como a incapacidade de um casal em obter uma gestação após um ano de tentativa, mantendo relações sexuais sem o uso de nenhum método contraceptivo.

Isto não significa que de fato existe algum problema. A maioria dos casais férteis, no entanto, consegue engravidar após este período de tentativa, o que torna aconselhável uma investigação inicial caso a gestação ainda não tenha ocorrido. Investigar não significa ter que se submeter a todos os exames descritos. Costumam-se indicar exames de investigação básica e, dependendo dos resultados, outros poderão ser necessários.

É importante ressaltar que o casal deve procurar ajuda mesmo antes de 1 ano quando existem diagnósticos prévios relevantes. Por exemplo, em casos já conhecidos de azoospermia (que é a ausência de espermatozóides no sêmen), o casal deve procurar tratamento tão logo tenha sido feito o diagnóstico. O mesmo vale para casos de obstrução tubárea bilateral, já que, em tais condições, não existe possibilidade de gestação espontânea.